terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conflitos x Desenvolvimento no Ambiente Organizacional

As abordagens tradicionais do conflito destacam o seu caráter prejudicial e postulam que o a sua não existência contribui para manter a estabilidade do grupo, essencial para o alcance dos objetivos grupais. No entanto, além de inerentes à vida organizacional e grupal, os conflitos podem impulsionar a inovação e a criatividade dos comportamentos, atitudes e cognições e constituem mesmo um processo decisivo no desenvolvimento dos grupos e equipes de trabalho.
Sendo um fenômeno inevitável na vida organizacional, o conflito emerge nas relações entre indivíduos de um mesmo grupo, entre grupos, entre os diferentes níveis organizacionais, entre organizações. Todos os aspectos da vida organizacional que requerem interação e coordenação de esforços geram tendências para a ação e constituem uma fonte potencial de conflito. .
Nos últimos anos, têm-se intensificado os estudos na procura de variáveis que moderam a relação entre os conflitos grupais e a eficácia. Os tipos de conflito, as estratégias de abordagem utilizadas na sua gestão, o grau de incerteza da tarefa, o grau de confiança existente entre os membros do grupo, a diversidade etária e funcional do grupo e a heterogeneidade de valores, constituem algumas das variáveis que têm sido objeto de estudo.
No ambiente organizacional os conceitos de conflito e de competição, embora distintos, são várias vezes vistos como sinônimos. A competição implica uma oposição de objetivos entre as partes, de tal forma que a probabilidade de uma parte atingir um objetivo decresce quando a probabilidade da outra parte aumenta. O conflito pode emergir mesmo quando não existe uma incompatibilidade de interesses: dois membros de uma equipe criativa de uma determinada organização podem entrar em conflito por divergirem quanto ao método a aplicar no desenvolvimento de um novo produto, embora os seus objetivos sejam comuns.
Por surgir associado a situações de competição, o conflito é visto muitas vezes como algo negativo, prejudicial para o desenvolvimento e para o desempenho grupal.
Contrariando esta visão, os conflitos podem também ser visto como motores de mudança individual e organizacional por estimularem o debate de idéias e a curiosidade e contribuírem para o encontrar de soluções criativas para os problemas. O conflito em grupos com elevados índices de coesão facilita o confronto dos vários pontos de vista e a análise dos custos e benefícios de cada alternativa proposta, evitando-se, desta forma, a emergência do pensamento de grupo e das suas inevitáveis conseqüências ao nível da qualidade e da produtividade.

Rigny Wanderley

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Arte da Comunicação.

A comunicação é a base essencial de toda sociabilidade. Onde quer que os homens tenham tido que estabelecer relações duradouras, a natureza das redes de comunicação que se instituíram entre eles, assim como as formas que tomaram e a eficácia que tingiram determinará em grande medida as oportunidades de aproximação ou de integração comunitária, assim como as possibilidades de reduzir tensões ou resolver conflitos que surgiam.
No início, só se pôde estabelecer uma comunicação permanente no nível das coletividades limitadas, dos grupos dos povos vizinhos ou integrados num mesmo conjunto político. Atualmente porém, graças à rapidez dos meios de informação e à rede de relações de toda espécie que se estabeleceu no mundo, essa comunicação adquiriu uma dimensão organicamente planetária
Nenhum povo pode viver isolado hoje, exceto raros grupos que vivem em zonas de acesso especialmente difícil. Cada nação agora faz parte da realidade cotidiana das outras. Na falta de uma consciência real da sua solidariedade, o mundo vive numa situação de interdependência que se acentua cada vez mais.
Essa interdependência é também acompanhada de muitos desequilíbrios, e algumas vezes cria graves desigualdades. Isto explica os mal-entendidos e os múltiplos focos de tensão que atiçam uns aos outros.
É evidente que as tendências dominantes e os conflitos de interesses que delas derivam não podem desaparecer pelo simples fato de ampliarem-se as possibilidades de comunicação, mas estas últimas podem contribuir para atenuá-los, fazendo com que cada pessoa se torne mais sensível aos problemas e às aspirações dos outros, e que cada nação tenha maior consciência dos perigos que ameaçam o conjunto da comunidade mundial.
Por esse motivo, a importância de comunicar torna-se primordial. Graças ao ápice prodigioso das ciências e das técnicas, dispomos agora dos meios para atender a essa necessidade. A comunicação de massas na era dos satélites oferece a todos os povos a possibilidade de viver simultaneamente os mesmos acontecimentos, de trocar informações constantemente, de melhor entendimento entre sí, para além dos seus traços distintivos e respeitando-se suas diferenças.
Ao mesmo tempo, esses meios estão transformando as condições da comunicação social, dentro de cada nação, ao estabelecerem novas redes de intercâmbio, ao modificarem radicalmente as condições de transmissão dos conhecimentos, ao abrirem possibilidades múltiplas de generalizar a educação escolar e extra-escolar de popularizar a cultura e promover conhecimentos teóricos e práticos. Eles criam condições que permitem o enriquecimento constante de cada indivíduo e a participação dos povos de todas as nações no seu próprio progresso, assim como a ampliação do seu horizonte para as dimensões da comunidade internacional. Já não é mais utópico pensar, ao sentirem cada vez mais intensamente como se entrelaçam os seus respectivos destinos, que os povos desejem, a partir de agora, estabelecer entre eles vínculos de uma solidariedade cada vez maior e instaurar progressivamente relações de respeito e de cooperação mútua.
Mas essas são apenas algumas das virtualidades de uma época em que se pode fazer tanto o melhor quanto o pior. Essas virtualidades só serão realizadas na medida em que se resista à tentação de colocar os meios de comunicação de massas a serviço de interesses limitados e de transformá-los em novos instrumentos de poder, justificando assim atentados contra a dignidade humana e agravando as desigualdades que já existem entre as nações, e dentro de cada uma delas. Isso também dependerá da medida com que se tente impedir que as tendências para a concentração dos grandes meios de informação reduzam cada vez mais o campo da comunicação interpessoal e acabem destruindo a multiplicidade de vias, tradicionais ou modernas, através das quais cada indivíduo possa exercer o seu direito à liberdade de expressão.
Os meios de informação podem contribuir para que se respeite, em todos os lugares, a pessoa humana e as suas múltiplas diferenças, e para que as aspirações comuns de todos os povos prevaleçam sobre egoísmos nacionais; podem facilitar o estabelecimento de um diálogo permanente entre as comunidades, entre culturas e indivíduos, para promover a igualdade de oportunidades e a reciprocidade dos intercâmbios. Isso pressupõe, em primeiro lugar, que a informação seja livre em todas as esferas. Mas essa liberdade, e nunca deixaremos de insistir nisso, só pode ser efetiva na medida em que se transforme numa realidade para todos.


Gilvan Lapenda Neto.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

TIPOS DE CONFLITO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Na comunicação existem vários tipos de conflitos que pode acabar gerando problemas mais grave, um exemplo de um conflito na comunicação, é quando um receptor ou um emissor se recusa a dialogar, para os dois isso irá gerar inquietação, irritabilidade, ansiedade entre outros. Outros conflitos que podemos identificar é quando há uma disputa entre o emissor e o receptor, quando ambas as partes se sentem ameaçadas e entram em clima de guerra, qualquer coisa que um fale já é motivo de conflito, já a comunicação assumida é quando um esta disposto a buscar a solução do problema junto ao outro, havendo uma negociação.
Muitas coisas podem acabar gerando um conflito, na mensagem que será transmitida o emissor tem que saber para quem falar e a hora de falar. O conflito pode surgir também do lado do receptor onde ele pode estar passando por uma fase não muito boa de sua vida, stress repentino, um dia cansativo, entre outros motivos que pode acabar destorcendo a mensagem que se é tentada passar.
Dentro de uma empresa pode existir comunicação acendente, descendente, diagonal e lateral, acendente, é a comunicação de nível superior, descendente, comunicação de nível inferior, diagonal comunicação entre outros cargos e setores, lateral entre outros níveis hierárquicos.