segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Arte da Comunicação.

A comunicação é a base essencial de toda sociabilidade. Onde quer que os homens tenham tido que estabelecer relações duradouras, a natureza das redes de comunicação que se instituíram entre eles, assim como as formas que tomaram e a eficácia que tingiram determinará em grande medida as oportunidades de aproximação ou de integração comunitária, assim como as possibilidades de reduzir tensões ou resolver conflitos que surgiam.
No início, só se pôde estabelecer uma comunicação permanente no nível das coletividades limitadas, dos grupos dos povos vizinhos ou integrados num mesmo conjunto político. Atualmente porém, graças à rapidez dos meios de informação e à rede de relações de toda espécie que se estabeleceu no mundo, essa comunicação adquiriu uma dimensão organicamente planetária
Nenhum povo pode viver isolado hoje, exceto raros grupos que vivem em zonas de acesso especialmente difícil. Cada nação agora faz parte da realidade cotidiana das outras. Na falta de uma consciência real da sua solidariedade, o mundo vive numa situação de interdependência que se acentua cada vez mais.
Essa interdependência é também acompanhada de muitos desequilíbrios, e algumas vezes cria graves desigualdades. Isto explica os mal-entendidos e os múltiplos focos de tensão que atiçam uns aos outros.
É evidente que as tendências dominantes e os conflitos de interesses que delas derivam não podem desaparecer pelo simples fato de ampliarem-se as possibilidades de comunicação, mas estas últimas podem contribuir para atenuá-los, fazendo com que cada pessoa se torne mais sensível aos problemas e às aspirações dos outros, e que cada nação tenha maior consciência dos perigos que ameaçam o conjunto da comunidade mundial.
Por esse motivo, a importância de comunicar torna-se primordial. Graças ao ápice prodigioso das ciências e das técnicas, dispomos agora dos meios para atender a essa necessidade. A comunicação de massas na era dos satélites oferece a todos os povos a possibilidade de viver simultaneamente os mesmos acontecimentos, de trocar informações constantemente, de melhor entendimento entre sí, para além dos seus traços distintivos e respeitando-se suas diferenças.
Ao mesmo tempo, esses meios estão transformando as condições da comunicação social, dentro de cada nação, ao estabelecerem novas redes de intercâmbio, ao modificarem radicalmente as condições de transmissão dos conhecimentos, ao abrirem possibilidades múltiplas de generalizar a educação escolar e extra-escolar de popularizar a cultura e promover conhecimentos teóricos e práticos. Eles criam condições que permitem o enriquecimento constante de cada indivíduo e a participação dos povos de todas as nações no seu próprio progresso, assim como a ampliação do seu horizonte para as dimensões da comunidade internacional. Já não é mais utópico pensar, ao sentirem cada vez mais intensamente como se entrelaçam os seus respectivos destinos, que os povos desejem, a partir de agora, estabelecer entre eles vínculos de uma solidariedade cada vez maior e instaurar progressivamente relações de respeito e de cooperação mútua.
Mas essas são apenas algumas das virtualidades de uma época em que se pode fazer tanto o melhor quanto o pior. Essas virtualidades só serão realizadas na medida em que se resista à tentação de colocar os meios de comunicação de massas a serviço de interesses limitados e de transformá-los em novos instrumentos de poder, justificando assim atentados contra a dignidade humana e agravando as desigualdades que já existem entre as nações, e dentro de cada uma delas. Isso também dependerá da medida com que se tente impedir que as tendências para a concentração dos grandes meios de informação reduzam cada vez mais o campo da comunicação interpessoal e acabem destruindo a multiplicidade de vias, tradicionais ou modernas, através das quais cada indivíduo possa exercer o seu direito à liberdade de expressão.
Os meios de informação podem contribuir para que se respeite, em todos os lugares, a pessoa humana e as suas múltiplas diferenças, e para que as aspirações comuns de todos os povos prevaleçam sobre egoísmos nacionais; podem facilitar o estabelecimento de um diálogo permanente entre as comunidades, entre culturas e indivíduos, para promover a igualdade de oportunidades e a reciprocidade dos intercâmbios. Isso pressupõe, em primeiro lugar, que a informação seja livre em todas as esferas. Mas essa liberdade, e nunca deixaremos de insistir nisso, só pode ser efetiva na medida em que se transforme numa realidade para todos.


Gilvan Lapenda Neto.

7 comentários:

Lúcia disse...

As pessoas que se dizem com grandes problemas de comunicação na verdade os problemas são relativamente simples e de fácil solução. O que ocorre é que esse problema, por menor que seja, compromete todo o sistema de comunicação. Por exemplo, uma pessoa pode ter boa cultura, ser extrovertida e desinibida, saber usar bem as mãos, possuir um rico vocabulário e dominar uma boa fluência verbal. Pode possuir tudo isso, mas se falar com voz monótona irá provocar desinteresse e sonolência aos ouvintes e, conseqüentemente, a comunicação ficou limitada.
Tudo isso impede que uma pessoa se comunique com fluidez e naturalidade. É o mesmo princípio de que: "A união faz a força", ou seja, o conjunto dessas dificuldades neutraliza o efeito que a comunicação poderia provocar, impedindo-a de mostrar o seu potencial e a sua competência, gerando frustrações na vida pessoal e profissional.

Lúcia Marques

Unknown disse...

O texto mostra um cenário onde a Comunicação é primordial para a globalização. Provocando um intercâmbio contínuo entre as nações, possibilitando uma troca de informação simultânea, conseqüentemente, levando o indivíduo ao crescimento. Mas mostra também que o avanço nos meios de comunicação tem seu lado negativo. Quando usada de maneira inadequada, torna-se muitas vezes instrumento de poder, causando uma desigualdade, à medida que não são realidade para todos.

Rigny Wanderley

Palavras de Hermes disse...

A comunicação é sem dúvida essencial à vida das espécies seja ela qual for.Para nós humanos ela é como a roupa que vestimos, nossa comida, bebida, saúde...Impossível imaginar como se estabelecer qualquer tipo de relação sem comunicação.Qualquer problema ou obstáculo que possa surgir é simples de se resolver se comparado aos estragos que sua falta pode fazer ou trazer.E se isso é importante em qualquer relação imagina como é importante em uma empresa? Tudo depende dela, na sua forma mais simples e até na sua forma mais complexa.No entanto ela tem que acontecer com os meios corretos para que tenha eficácia... Só a comunicação tem o poder de unir nações,povos,saberes ela faz o mundo se mover. po:Renata Brandão

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Tendo que a comunicação é essencial para nossa própria sobrevivência, de fato ela chega a ser uma das maneiras mais abordada para diferentes povos entrarem em acordos sobre assuntos que é importante para todas as pessoas.
Os meios de comunicação é uma ferramenta muito utilizada entre as pessoas, a falha dessa comunicação pode nós levar a conflitos, sejam eles entre paises ou entre vizinho. Meios de comunicação em massa como é citado no texto, nós mostra a importância de informações que existe no mundo todo, a comunicação é uma arma para promover vários acontecimentos como, a igualdade social, os direitos das pessoas, para combate a diferença de crença e cor, para torna a sociedade mais unida. Tornando assim o mundo melhor para se viver, essa é a função da comunicação.
Muito bom o texto parabéns.

Sansão luna

Thaís Rebeka disse...

Sabendo que a comunicação é essencial, onde de forma criteriosa observas-se desde o tom de voz até a postura corporal ou ate mesmo expressões verbais ou faciais, a comunicação é um assunto voltado diretamente a sociedade interligando-se com o conflito pessoal, pois as pessoas possuem interesses distintos e o fato de não saber muitas vezes se expressar a comunicação acaba ficando comprometida, gerando assim conflitos de pensamento ou ate mesmo agressões físicas.

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Primeiramente parabens pelo texto. O mesmo estar muito rico. De fato é inevitavel não concordar com você e/ou com o texto.
E concordo com a idéia que devemos ajudar as pessoas a trabalharem essa dificuldade de comunicação, sobretudo a timidez. devemos nos ajudar.



Ewerton Antonio

Patricia Lemos disse...

Excelente texto !