terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conflitos x Desenvolvimento no Ambiente Organizacional

As abordagens tradicionais do conflito destacam o seu caráter prejudicial e postulam que o a sua não existência contribui para manter a estabilidade do grupo, essencial para o alcance dos objetivos grupais. No entanto, além de inerentes à vida organizacional e grupal, os conflitos podem impulsionar a inovação e a criatividade dos comportamentos, atitudes e cognições e constituem mesmo um processo decisivo no desenvolvimento dos grupos e equipes de trabalho.
Sendo um fenômeno inevitável na vida organizacional, o conflito emerge nas relações entre indivíduos de um mesmo grupo, entre grupos, entre os diferentes níveis organizacionais, entre organizações. Todos os aspectos da vida organizacional que requerem interação e coordenação de esforços geram tendências para a ação e constituem uma fonte potencial de conflito. .
Nos últimos anos, têm-se intensificado os estudos na procura de variáveis que moderam a relação entre os conflitos grupais e a eficácia. Os tipos de conflito, as estratégias de abordagem utilizadas na sua gestão, o grau de incerteza da tarefa, o grau de confiança existente entre os membros do grupo, a diversidade etária e funcional do grupo e a heterogeneidade de valores, constituem algumas das variáveis que têm sido objeto de estudo.
No ambiente organizacional os conceitos de conflito e de competição, embora distintos, são várias vezes vistos como sinônimos. A competição implica uma oposição de objetivos entre as partes, de tal forma que a probabilidade de uma parte atingir um objetivo decresce quando a probabilidade da outra parte aumenta. O conflito pode emergir mesmo quando não existe uma incompatibilidade de interesses: dois membros de uma equipe criativa de uma determinada organização podem entrar em conflito por divergirem quanto ao método a aplicar no desenvolvimento de um novo produto, embora os seus objetivos sejam comuns.
Por surgir associado a situações de competição, o conflito é visto muitas vezes como algo negativo, prejudicial para o desenvolvimento e para o desempenho grupal.
Contrariando esta visão, os conflitos podem também ser visto como motores de mudança individual e organizacional por estimularem o debate de idéias e a curiosidade e contribuírem para o encontrar de soluções criativas para os problemas. O conflito em grupos com elevados índices de coesão facilita o confronto dos vários pontos de vista e a análise dos custos e benefícios de cada alternativa proposta, evitando-se, desta forma, a emergência do pensamento de grupo e das suas inevitáveis conseqüências ao nível da qualidade e da produtividade.

Rigny Wanderley

3 comentários:

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Parabéns pelo texto, concordo com você quando diz que os conflitos, quando realizados de forma saldável trazem para a empresa uma produtividade e lucratividade, e na verdade esse é o principal objetivo de um bom conflito.

Cristiane Amaro

Unknown disse...

O texto está bem complexo, mas abrangendo todas a ramificações para o conflito x desenvolvimento. As diferenças devem ser tratadas individualmente, e usada a "politicagem" em alguns momentos para dar continuidade ao objetivo final, sem da margen para diminuição da qualidade.

Unknown disse...

Eu também concordo no ponto que diz que os conflitos, quando ocorrem de maneira saudavel dentro da organização pode ser um ponto positivo e sinonimo de desenvolvimento. Muito bom o texto.

Ariana Guedes