terça-feira, 2 de setembro de 2008

TIPOS DE CONFLITO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Na comunicação existem vários tipos de conflitos que pode acabar gerando problemas mais grave, um exemplo de um conflito na comunicação, é quando um receptor ou um emissor se recusa a dialogar, para os dois isso irá gerar inquietação, irritabilidade, ansiedade entre outros. Outros conflitos que podemos identificar é quando há uma disputa entre o emissor e o receptor, quando ambas as partes se sentem ameaçadas e entram em clima de guerra, qualquer coisa que um fale já é motivo de conflito, já a comunicação assumida é quando um esta disposto a buscar a solução do problema junto ao outro, havendo uma negociação.
Muitas coisas podem acabar gerando um conflito, na mensagem que será transmitida o emissor tem que saber para quem falar e a hora de falar. O conflito pode surgir também do lado do receptor onde ele pode estar passando por uma fase não muito boa de sua vida, stress repentino, um dia cansativo, entre outros motivos que pode acabar destorcendo a mensagem que se é tentada passar.
Dentro de uma empresa pode existir comunicação acendente, descendente, diagonal e lateral, acendente, é a comunicação de nível superior, descendente, comunicação de nível inferior, diagonal comunicação entre outros cargos e setores, lateral entre outros níveis hierárquicos.

13 comentários:

Unknown disse...

Realmente dentro de uma empresa a comunicação bem feita é de total importância, até mesmo para que o fluxo da organização seja cumprido sem grandes problemas. Saber se comunicar hj é uma das armas mais eficazes para conseguir que os objetivos traçados sejam alcançados.

Palavras de Hermes disse...

Que a comunicação é chave do sucesso todos sabemos, mas como você mesmo aborda o maior problema esta na forma como a mensagem é passada. Ser racional e mensurar tudo que se fala no cotidiano realmente é complicado, mas como a cabe a cada profissional tentar modificar características que atrapalham nessa comunicação, seja ela a timidez ou a intolerância. Para essa analise uma ótima ferramentas é o feedback, para podermos ver aonde estão as nossas falhas, mas, a mais importante é ser humilde ao ponto de saber que se esta errando e procurar a melhora.

Por Bruno Ricardo

Lúcia disse...

Como diz o ditado: "quem não se comunica se trumbica", isso quer dizer, de qualquer forma a comunicação por mais complicada que seja é necessária. Hoje em dia é a base de tudo se comunicar, falar, discutir, trocar idéias, até as brigas fazem parte de uma comunicação empresarial, é a chave do sucesso uma comunicação perfeita, mesmo ela tendo conflitos e desavenças, vale o risco para poder entender a sociedade e principalmente as pessoas.

Lúcia Marques

Unknown disse...

"O falar vale prata, mas o ouvir vale ouro"(autor desconhecido) pra mim esta frase diz muito, as vezes os ruidos na comunicação podem até vir de problemas operacionais dentro da empresa, causando como o texto diz irritabilidade entre as partes mais na sua maioria é pelo simples fato das pessoas não saberem se comunicar, o ouvir também faz parte da comunicação.


Sicilia Lima

Unknown disse...

Muito pertinente o comentário da Sicília. De fato o ouvir faz parte da Comunicação. Aliás, faz toda diferença quando o assunto é Conflito na Comunicação Empresarial. Infelizmente a dificuldade em ouvir faz com que a interpretação seja muitas vezes errada, gerando conflitos desnecessários. Também vejo o Feedback como uma excelente ferramenta na comunicação empresarial, tanto na comunicação interna como na externa (clientes, fornecedores etc), essa troca de informações minimiza as dificuldades e insatisfações que surgem no dia-dia das organizações.

Rigny Wanderley

Comunicação & Tecnoligia disse...

Também concordo que conflitos atrapalham bastante na comunicação.
Acrescento ainda que esses conflitos podem gerar até mesmo uma falsa compreenção do que está sendo discutido entre duas ou mais pessoas. Essa alteração na compreenção por conta dos conflitos, é gerada também por motivos como: falta de interesse no assunto, falta de conhecimento, entre outras razões.

ASS. Tiago Silva

Comunicação Urbana disse...

Ver-se que existem vários tipos de confitos que podem ser gerados dentro de empresas oriundos de falhas na comunicação. Perante esta realidade é importante tentar, ao menos, minimizá-los. Para tanto, é sugerido algumas atitudes:
- Quando a informação for destinada a vários níveis organizacionais é importante que seja passada a todos da mesma forma, sem utilização de vocabulários técnicos e com linguagem clara e objetiva;
- O superior (chefe) deve manter um âmbiente de comunicação livre e aberta, favorável a aceitação de sugestões e opiniões contraditórias;
- Extrair feddback após emissão de informações, pois é através dele que pode-se sentir se a mensagem foi entendida conforme o desejado.
Com maior número de informações absorvidas corretamente, será menor o quantitativo de conflitos e mais fácil atingir-se os objetivos desejados.

Marina A. Baptista

Mr Admin disse...

A comunicação dentro de uma empresa se faz vital no processo de execução das tarefas.Quando ela é bem feita e não sofre nenhuma distorção,há mais chance de eficiência e eficácia.Naturalmente,quando quem comunica se faz entender,há chances reais de sucesso!

Juliana Albuquerque.

Palavras de Hermes disse...

Concordo com você quando fala que são muitos os problemas de comunicação dentro de uma empresa e que as consequências são imensas.É importante que o profissional entenda qual seu papel na empresa, que seja respeitado e que respeite também. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é preciso tentar pois a eficiência e eficácia da empresa depende da boa comunicação entre gestores e funcionários. por:Renata Brandão

Mr Admin disse...

A comunicaçao é inevitavel dentro da enmpresa, muitas vezes a distorçao pela a má interpretaçao do reptor ou pela forma de comunicar do emissor. O profissional deve fazer sempre feedabk. M uitas veses a propria empresa cria um bloqueo de comunicaçao e isto faz que surja pequenos conflitos e a chegada de informações para a empresa.
Renata Santana

Clarissa disse...

A comunicação pode gerar maus frutos dentro de uma organizaçao. é preciso saber identificar sim que tipo de problema na comunicação se está tendo. Para diante do problema buscar possiveis amenizaçoes ou até mesmo soluções!

Diogo Camarotti Cruz disse...

É de imensa importância que as pessoas se entendam dentro de uma organização. Se expressem com clareza e com discernimento para que seja entendido por todos, ou pelo menos, a quem interessa a mensagem. Neste caso, a falta de comunicação clara e o não esforço para se interagir apenas no que está sendo tratado, gera grandes conflitos e prejuízos.

Diogo Camarotti Cruz

dany, futura secretária disse...

o importante é lembrarmos que o cliente está em primeiro lugar, é a primeira impressão que fica. se não comunicamos bem com os cliente, eles vão levar uma má impresão da empresa e a ainda tem o risco de perder o cliente. nada de levar problemas pessoais para o trabalho, isso atrapalha muito. a comunicação deve ser compreendida, para que não possa haver enganos. lembrem-se a leitura é um ótimo exercício para desenvolver a comunicação.
dany